O projeto MUSE (Music for the development of social skills: The impact of music training on socio-emocional processing) teve como objetivo explorar se o treino musical melhora o processamento sócio-emocional. O projeto investigou as diferenças entre adultos com e sem treino musical no reconhecimento de emoções, em vozes e rostos, e combinou técnicas de ressonância magnética e electrofisiológicas para delinear os mecanismos neurais do efeito, bem como para examinar a forma como as emoções são representadas no cérebro treinado, as modulações no curso do tempo de processamento e as alterações na conetividade funcional e na anatomia cerebral. O projeto incluiu também um estudo longitudinal com crianças para testar os efeitos de um programa de treino musical no processamento socio-emocional, incluindo avaliações antes e depois do treino.
Saiba mais com Cesár Lima, o investigador principal do projeto, no vídeo abaixo:
O projeto MUSE foi financiado pela FCT (PTDC/PSI‑GER/ 28274/2017) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 (LISBOA‑01‑0145‑FEDER‑028274) e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI‑01‑0145‑FEDER‑028274). Para obter mais informações sobre os resultados do projeto, visite o site do investigador responsável, a página do Ciência-IUL e o artigo na revista EntreCampus.
Créditos do vídeo:
Captura de imagem e edição de vídeo: Pedro Simão Mendes (Gestor de Comunicação de Ciência no CIS-Iscte)
Áudio utilizado: "perception", Music: Bensound.com/royalty-free-music, License code: 9EBCDE9VW5YSOMZO