É com satisfação que o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) divulga a obtenção de financiamento para três projetos de investigação em Ciências Sociais, no âmbito do concurso FS24-1B promovido pelo Observatório Social da Fundação "la Caixa". Este concurso teve como objetivo apoiar projetos que utilizem dados de inquéritos quantitativos para investigar o impacto social das vidas longevas em Portugal.
Os investigadores e as investigadoras do CIS-Iscte que obtiveram financiamento são:
Sandra Godinho, com o projeto “Taking action for future generations: Pro-environmental behaviors in an aging population”, que visa analisar a razão e a forma como as pessoas mais velhas se podem tornar mais ativas no que diz respeito ao comportamento pró-social e ambiental, identificando determinantes, moderadores, condições-limite e resultados de recuperação para o seu bem-estar, e testando o impacto de intervenções informadas.
João Mariano, com o projeto “What changed? Experiences and expressions of ageism 15 years after the European Social Survey module”. Este projeto pretende mapear a prevalência atual idadismo em relação aos grupos etários mais velhos e mais jovens e examinar as potenciais alterações quinze anos após a primeira avaliação internacional exaustiva deste tipo de preconceito.
Cristiane Souza, com o projeto “Boosting Healthy Longevity: Remote assessment of sociopsychological factors for cognitive health”. Este projeto tem como objetivo identificar as principais características sociopsicológicas e o estado de manutenção cognitiva na população idosa portuguesa, e compreender como os fatores sociopsicológicos contribuem para a manutenção da cognição no processo de envelhecimento.
O CIS-Iscte congratula os e as investigadores/as pelo reconhecimento e apoio aos seus projetos, que prometem trazer contribuições significativas a temática dos desafios sociais relacionados com a longevidade. Estes financiamentos permitirão aprofundar o conhecimento sobre questões críticas, promovendo intervenções e políticas mais eficazes para enfrentar desafios sociais contemporâneos.
Comentários