Leonor Neves, estudante do Programa Doutoral em Psicologia , defenderá a sua tese intitulada "Does music training provide non-musical benefits? Evidence from auditory, linguistic, and socio-emotional processing". As provas públicas estão agendadas para o próximo dia 4 de janeiro de 2024, às 14:30 na sala B1.02 do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Resumo
Existem cada vez mais estudos focados nos efeitos de transferência do treino musical. Enquanto possíveis efeitos em domínios próximos da música são frequentemente negligenciados, a possibilidade de transferência para domínios substancialmente diferentes da música é controversa. Considerando a estreita associação entre música, processamento cognitivo, e processamento sócio-emocional, a presente tese foca-se em três tópicos: (1) uma revisão sistemática e meta-análise de estudos longitudinais que examinam efeitos de transferência no processamento auditivo e linguístico, ao nível cerebral e comportamental. Os resultados apontam para um efeito positivo em ambos os domínios. Contudo, o tamanho do efeito é pequeno, existe elevada heterogeneidade, e evidência sugestiva de viés de publicação; (2) um estudo transversal que analisa associações entre o reconhecimento emocional em crianças e o seu ajustamento sócio-emocional. Um melhor reconhecimento emocional em prosódia está positivamente associado ao ajustamento sócio-emocional, independentemente de fatores cognitivos e sócio-demográficos; e (3) um estudo longitudinal com crianças que examina efeitos do treino musical em domínios próximos da música (competências auditivas e motoras), assim como uma ampla variedade de competências sócio-emocionais. O treino musical melhorou significativamente as competências motoras. Contudo, os efeitos nas competências auditivas são inconclusivos e não houve efeitos significativos no processamento sócio-emocional. Estes resultados sugerem que o treino musical pode ter efeitos em domínios próximos da música, mas a evidência para efeitos em domínios substancialmente diferentes da música é escassa. Globalmente, estes resultados permitem avançar novos conhecimentos quanto aos efeitos de transferência do treino musical, particularmente considerando as competências sócio-emocionais de crianças, um tópico pouco explorado.
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