Carla Branco, estudante do Programa Doutoral em Psicologia , defenderá a sua tese intitulada "An intergroup and multilevel approach to disabled people's health and well-being". As provas públicas (em inglês) estão agendadas para o próximo dia 3 de novembro às 14:30 na sala B1.02 do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Poderá assistir através de Zoom através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/7441410132
Resumo
Esta tese analisa o impacto de fatores sociais-macro e grupais na saúde e bem-estar das pessoas com deficiência, considerando duas abordagens da saúde: uma abordagem psicológica social (nível grupal; baseada na abordagem da identidade social e na teoria do contacto intergrupal) e a abordagem dos determinantes sociais da saúde (nível macro; baseada na igualdade social). Ao nível grupal, um estudo transversal (Inquérito Social Europeu – ISE; n = 18 660; 32 países; 7 vagas) demostrou que o ableism/ capacitismo estava mais negativamente associado à saúde e bem-estar do que outros tipos de discriminação grupal, quer inter-sujeitos quer intra-sujeitos. Além disso, um estudo de diário durante 7 dias (n = 83; observações = 400) e um estudo longitudinal de 3 anos (n = 87; 3 vagas), mostraram que o contacto intergrupal positivo atenuou os efeitos adversos do contacto intergrupal negativo no bem-estar e no afeto grupal, e facilitou laços grupais, entre as pessoas com deficiência. Ao nível macro, um estudo transversal (ISE; n = 18 924; 31 countries; 7 vagas) demonstrou que a igualdade social estava positivamente associada à saúde e bem-estar das pessoas com deficiência, apenas quando existia legislação em assistência pessoal. A relação igualdade-saúde foi explicada por uma maior participação pública, satisfação com a democracia e economia, e opiniões mais positivas sobre os serviços de saúde. Estes resultados são discutidos integrando as duas abordagens utilizadas. Esta tese contribui para o debate empírico e teórico nos campos da psicologia social, da psicologia social da deficiência, e dos estudos da deficiência.
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