Bernardo Cavalheiro, estudante do Doutoramento em Psicologia, defenderá a tese intitulada "Individual and contextual determinants of emoji usage and its impact on communication outcomes". As provas públicas estão agendadas para o dia 7 de maio de 2024, às 10:00 na Sala B327 (Edifício 4) do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Resumo
As pessoas utilizam comunicação-mediada por computador (CMC) recorrentemente. Especificamente nos canais textuais de CMC, a expressão de pistas sociais, afetivas e não verbais pode ser limitada, comprometendo a comunicação. A inclusão de pistas pictóricas— como emoji—na comunicação escrita pode ajudar a ultrapassar estas limitações, ao auxiliarem utilizadores a transmitirem informação emocional e clarificarem os conteúdos das suas mensagens. No presente trabalho, recorremos a metodologias complementares para examinar os efeitos do uso de emoji enquanto ferramenta de comunicação, mapeando sob que condições o uso de emoji pode impactar positivamente (ou negativamente) processos de comunicação. Especificamente, apresentamos num conjunto de cinco artigos: a) um estudo experimental que examinou a adequabilidade percebida de uso de emoji em diversos contextos, com mensagens de valência diferente (Artigo 1); b) um estudo correlacional focado em contextos de comunicação de marcas e respetiva adequabilidade de uso de emoji (Artigo 2); c) um estudo correlacional que examinou se dimensões individuais, relacionais e motivacionais determinam a frequência de uso de emoji com diferentes interlocutores (Artigo 3); d) dois estudos experimentais em que testámos o efeito da reciprocidade de uso de emoji na perceção de pessoas e comunicação (artigo 4); e e) dois estudos experimentais que analisaram o papel mediador da presença social entre uso de pistas pictóricas e perceção de pessoas e comunicação. Sumariando, este trabalho contribui para mapear características contextuais e individuais que se relacionam com uso de emoji, mostrando simultaneamente o impacto do uso de emoji em dimensões importantes de perceção de pessoas e comunicação.
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