top of page

Projeto OVER-SEES conquista 4 milhões de euros para promover a excelência vocacional nas ilhas europeias

Uma nova iniciativa destinada a promover a excelência na formação vocacional e apoiar a dupla transição nas ilhas europeias recebeu um financiamento de 4 milhões de euros no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia “Centros de Excelência Vocacional” (CoVE). O projeto OVER-SEES, liderado por Francisco Simões, investigador do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), deverá ter um impacto significativo no ensino e formação profissionais (EFP) em diversas regiões insulares da UE.

A vibrant scene showcasing the themes of education, youth empowerment, and sustainability in European island settings. In the foreground, a diverse group of people working with digital and green transition elements. AI generated
Imagem gerada utilizando a plataforma DALL-E da OpenAI

O projeto OVER-SEES: VET Excellence Leadership for the Twin Transition in European Islands reúne um sólido consórcio de 17 beneficiários e 14 parceiros associados de quatro importantes territórios insulares europeus: Os Açores (Portugal), a Região Oeste (Irlanda), as Ilhas do Egeu (Grécia) e a Sicília (Itália). A iniciativa, liderada pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, centra-se no alinhamento da formação profissional com as estratégias de Especialização Inteligente (S3), assegurando o desenvolvimento de competências de elevada qualidade nos domínios da agricultura sustentável, do turismo rural, das energias renováveis marinhas e da digitalização.



Com uma visão de crescimento inclusivo, a OVER-SEES assenta em quatro pilares:

  1. Pessoas: Capacitar jovens com menos de 35 anos, em particular os NEET (Not in Education, Employment, or Training) e outros grupos vulneráveis, eliminando os obstáculos à transição da escola para o trabalho.

  2. Prestadores de EFP: Reforçar a capacidade das instituições de EFP para co-desenvolverem programas curriculares de ponta adaptados às prioridades regionais.

  3. Empresas: Reforçar a colaboração entre as pequenas e médias empresas (PME), as cooperativas e as empresas em fase de arranque com os prestadores de EFP para alinhar a formação com as necessidades do sector.

  4. Governação: Introduzir quadros de governação integrados para criar ecossistemas regionais robustos de EFP.


A ambição global do projeto é alcançar a excelência do ensino e formação profissional nas ilhas europeias, expandindo o acesso à orientação e formação para os jovens nas áreas S3; co-criando e internacionalizando programas de EFP focados em S3; construindo grupos temáticos colaborativos para promover a cooperação regional e transnacional; e facilitando parcerias de longo prazo entre os prestadores de EFP e as empresas, impulsionando a criação de emprego e o crescimento económico. Ao abordar os duplos desafios das transições digital e ecológica, o OVER-SEES apoia as principais prioridades políticas europeias, incluindo o Pacto Ecológico Europeu, o quadro de competências e mobilidade de talentos e as estratégias para as PME.


“Este investimento de 4 milhões de euros reflete a confiança da Comissão Europeia no OVER-SEES, não só para transformar o ensino profissional, mas também para atuar como catalisador da inovação e da inclusão no mercado de trabalho”, afirmou Francisco Simões, coordenador do projeto. “A iniciativa ilustra a forma como a colaboração regional pode resultar em soluções sustentáveis e escaláveis para os desafios enfrentados pelas ilhas europeias.”


O âmbito internacional do projeto e o foco no desenvolvimento orientado para a comunidade destacam o seu potencial para se tornar uma referência para o avanço da excelência profissional em regiões semelhantes em todo o mundo.


Um reconhecido líder para o desenvolvimento da juventude

Francisco Simões (foto: Gab. Comunicação do Iscte, Entrecampus 9)

Este sucesso baseia-se no notável histórico de Francisco Simões na promoção de iniciativas centradas na juventude em toda a Europa. Em 2024, o investigador foi nomeado coordenador de um estudo europeu de alto nível sobre a juventude nas zonas rurais, organizado pelo Conselho da Europa em colaboração com a União Europeia. O estudo analisa as políticas e os serviços que afetam os jovens nas regiões rurais de 20 países, abordando questões críticas como a educação, o emprego, a mobilidade e a participação social.


Parte da prestigiada Pool of European Youth Researchers (PEYR), Francisco Simões tem contribuído de forma consistente para o desenvolvimento de políticas baseadas em evidências que promovem a integração social e económica dos jovens, em particular os das zonas rurais.

13 visualizações

Kommentare


bottom of page