No final de janeiro, o Iscte acolheu uma training school no âmbito do projeto Future Youth Information for Rural areas (FYI-R, project IG18213), uma iniciativa financiada através de uma COST Innovators Grant (COST Association). O evento reuniu cerca de 30 participantes de 14 países e focou-se na aplicação de métodos preditivos para antecipar tendências que afetam os jovens em áreas rurais, abrangendo domínios como mobilidade, educação, emprego e empreendedorismo.

A training school resultou no desenvolvimento de um guia metodológico para a criação de uma ferramenta preditiva. De acordo com Francisco Simões, investigador responsável pelo projeto, "esta ferramenta será agora testada com o apoio de jovens e instituições em áreas rurais dos países envolvidos no projeto, proporcionando uma base para políticas e serviços mais ajustados às necessidades futuras da juventude rural".
O projeto FYI-R, que envolve parceiros de 16 países, pretende enfrentar os desafios que os jovens das zonas rurais da Europa encontram, nomeadamente as limitadas oportunidades de emprego e o acesso reduzido a serviços sociais. Assente no trabalho desenvolvido pela Ação COST 18213 - Rural NEET Youth Network - e no Observatório Europeu da Juventude Rural (EURYO), o projeto visa mitigar estes problemas através da criação de um conjunto de ferramentas de predição estratégica para informar políticas voltadas para o futuro.
Comments