top of page

O CIS-Iscte junta-se à celebração do Dia Mundial da Saúde Mental

No Dia Mundial da Saúde Mental de 2024, 10 de outubro, sob o tema “Saúde Mental no Trabalho”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca a ligação vital entre a saúde mental e o local de trabalho. As instituições de ensino são o local de trabalho dos e das estudantes, onde a saúde mental é igualmente importante. É neste contexto que o projeto BeWell-Iscte, liderado pela investigadora do CIS-Iscte, Sibila Marques, pretende fazer a diferença no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.


O projeto BeWell-Iscte centra-se na promoção da saúde mental e do bem-estar dos e das estudantes, seguindo um modelo de cuidados escalonados semelhante ao Programa ACCES - Acessibilidade, Cooperação e Conexões para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. A iniciativa, que envolve vários e várias docentes e investigadores/as do Iscte, procura melhorar a literacia em saúde mental, a resiliência e a gestão do stress através de atividades preventivas e promocionais. Também melhora a intervenção precoce para perturbações mentais comuns e reforça o apoio às pessoas em risco de doenças mais graves.


Em consonância com o apelo da OMS à ação coletiva, o BeWell-Iscte enfatiza o envolvimento da associação de estudantes da universidade e dá prioridade à inclusão, apoiando grupos vulneráveis como estudantes deslocados, estudantes internacionais e estudantes LGBTQIA+.


Além disso, para assinalar esta data, o Iscte lançou também um “Programa de Embaixadores da Saúde Mental” em colaboração com os seus núcleos de estudantes, um grupo de apoio entre pares que visa a partilha de experiências, promovendo o bem-estar mental e sensibilizando para a saúde mental em geral.

30 visualizações

Comments


bottom of page