top of page

Novas perspetivas sobre a saúde mental no ensino superior: Relatório Foundation Bricks do projeto HEARTS

O projeto HEARTS lançou oficialmente a sua mais recente publicação no âmbito do seu Work Package 2 (WP2), do qual o CIS-Iscte é responsável. O HEARTS Foundation Bricks Report: Mental Health Needs Assessment of Five European Higher Education Institutions aborda a crise urgente de saúde mental no ensino superior, agravada pela pandemia COVID-19, pelo aumento das tensões globais, pela reação contra minorias sociais, pelo aumento do stress e por sistemas de apoio inadequados. Através de uma avaliação detalhada das necessidades em cinco universidades de Barcelona, Lisboa, Turim, Cagliari e Malta, utilizando o mapeamento de serviços, inquéritos e entrevistas, o relatório apresenta uma perspetiva interdisciplinar e intercultural dos atuais desafios na saúde mental.


Pode fazer download do relatório (em inglês) em www.heartsproject.eu/results.

Os resultados destacam a necessidade crucial de reforçar a pertença e a ligação, revelando lacunas nos serviços, barreiras de acesso e apoio insuficiente a grupos diversos. O relatório defende a adoção de estratégias preventivas para ajudar as universidades a desenvolver quadros de saúde mental mais eficazes e reactivos.

 

O projeto HEARTS Higher Education Action Response for Trauma Support (Número do Projeto: 2023-1-ES01-KA220-HED-000158841) é uma iniciativa Erasmus+ que se centra na conceção conjunta e na testagem de estratégias inovadoras para a promoção da saúde mental no ensino superior, visando particularmente a prevenção e o apoio ao trauma. Através de metodologias enraizadas na Carta de Okanagan e nas Competências Essenciais para a Promoção da Saúde - abrangendo terapia cognitivo-comportamental culturalmente sensível, teatro comunitário e narração de histórias - aborda desafios críticos enfrentados pelas comunidades universitárias. Estes desafios incluem elevadas taxas de suicídio entre jovens, traumas relacionados com pandemias, deslocações forçadas, violência de género e os impactos de crises geopolíticas como a guerra na Ucrânia. Ao promover a colaboração interdisciplinar entre universidades de Barcelona, Lisboa, Turim, Cagliari e Malta, o projeto HEARTS visa criar ambientes inclusivos e culturalmente receptivos que reforcem a equidade e a resiliência. Os principais objetivos do projeto incluem o reforço do apoio ao trauma, a melhoria do acesso dos grupos marginalizados, a promoção da aprendizagem inclusiva e a capacitação das instituições de ensino superior com recursos para a sensibilização e prevenção da saúde mental.







3 visualizações

Comentários


bottom of page