top of page

Estudantes visitam o Iscte para abordar “Os desafios da sociedade no século XXI”

O CIS-Iscte juntou-se ao Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte), ao Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e ao Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-Iscte) para organizar uma semana de atividades para a iniciativa "Ciência Viva no Laboratório 2024".


O Ciência Viva no Laboratório consiste numa série de estágios científicos de verão para crianças e jovens promovidos pelo Ciência Viva. As quatro unidades de investigação do Iscte propuseram um estágio conjunto centrado nos desafios da sociedade do século XXI, com uma abordagem multidisciplinar. Ao longo de uma semana (8 a 12 de julho), demonstrámos como a investigação pode ter um papel ativo na identificação de soluções, procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens nas áreas da Sociologia, dos Estudos Internacionais, da Psicologia e das Tecnologias Digitais, mas também a sua capacidade de trabalhar em equipa e de contactar com especialistas nestas áreas.


Um grupo de nove estudantes, maioritariamente da zona de Lisboa, participou neste estágio de verão. Tiveram a oportunidade de integrar o workshop “Como criar uma cidade amiga das pessoas em qualquer idade?”, organizado pela equipa de investigação do projeto GreenCity4Aging (Ref. 2022.03478.PTDC), nomeadamente as suas coordenadoras, Sibila Marques (CIS-Iscte) e Sara Eloy (ISTAR-Iscte), e os seus investigadores, André Samora-Arvela (ISTAR-Iscte) e Mariana Montalvão (CIS-Iscte).



Visitaram o Campus de Lisboa do Iscte e as suas instalações de investigação, incluindo o LAPSO-Laboratório de Psicologia, onde Sofia Frade e Helena Santos apresentaram o laboratório. Os e as estudantes exploraram diferentes equipamentos e ferramentas de investigação para explorar aspetos psicológicos e cognitivos relacionados com as emoções e a sustentabilidade.



Os e as estudantes participaram ainda num workshop promovido pelo investigador David Guedes (CIS-Iscte) sobre a promoção de dietas sustentáveis: "Quem tem medo da cantina escolar? Promover a sustentabilidade alimentar a partir da escola". Aqui, ficaram a saber mais sobre a pegada de carbono de certos alimentos e participaram num desafio Caixa Mistério, no qual elaboraram estratégias de intervenção para mudanças de comportamento numa cantina escolar.


Finalmente, a equipa de comunicação de ciência que apoiou esta iniciativa, incluindo o nosso gestor de comunicação de ciência, organizou um pequeno workshop sobre o método científico e desafiou os jovens estudantes a pensar criticamente sobre preocupações contemporâneas que gostariam de resolver ou sobre as quais gostariam de aprender mais.


A iniciativa “Ciência Viva no Laboratório 2024” reuniu estudantes para explorar desafios do mundo real através de uma abordagem multidisciplinar. Ao longo da semana, os participantes envolveram-se em vários workshops e atividades, aprendendo sobre temas que vão desde dietas sustentáveis a planeamento urbano. Este programa não só despertou o seu interesse pela investigação científica, como também desenvolveu as suas capacidades de trabalho em equipa e de pensamento crítico, proporcionando uma experiência valiosa e inspiradora.

35 views
bottom of page