O CIS-Iscte orgulha-se de ser parceiro do projeto Erasmus+ READy - Addressing Disparities in Reading and Writing Acquisition through Personalising Technologies: A Cognitive and Societal Perspective, liderado pela Università degli Studi di Firenze (UNIFI), Itália. Com Joana Batista como coordenadora local no CIS-Iscte, este projeto de investigação pretende intervir precocemente nas desigualdades na aprendizagem da alfabetização entre as crianças do ensino primário em toda a Europa.
O READy centra-se na prioridade de combater as desvantagens de aprendizagem na educação, abordando os sinais precoces de dificuldades de leitura e escrita nos dois primeiros anos do ensino básico. De acordo com Joana Batista, ao fazê-lo, "o projeto procura prevenir a progressão de dificuldades de aprendizagem e capacitar tanto os educadores como os e as estudantes com ferramentas e estratégias inovadoras”.
O projeto envolve parceiros de Espanha, Portugal, Itália e Roménia, criando uma sólida colaboração transnacional. Estas parcerias promovem a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de soluções de ponta para melhorar a aquisição da literacia.
O projeto READy tem por objetivos 1) Equipar professores/as: Formar professores/as do ensino primário para identificar fatores de risco sócio-cognitivos e utilizar ferramentas digitais eficazes para enfrentar os desafios da literacia precoce; 2) Identificar estudantes em risco: Disponibilizar uma plataforma de avaliação interactiva para detetar crianças em risco de dificuldades de aprendizagem; e 3) Capacitar estudantes: Introduzir atividades baseadas em jogos adaptadas a perfis individuais e ambientais para apoiar processos cognitivos críticos para a leitura e a escrita.
O projeto utiliza uma abordagem multifacetada para fornecer um pacote de formação para professores/as, incluindo cursos nacionais e transnacionais e workshops de intercâmbio em quatro países europeus, e o desenvolvimento de uma plataforma de avaliação interativa para avaliar os fatores determinantes das dificuldades de leitura e escrita. Além disso, a equipa do projeto pretende desenvolver um conjunto de ferramentas de intervenção baseadas em jogos e apoiadas por algoritmos de aprendizagem automática, para identificar grupos de necessidades de aprendizagem e personalizar as intervenções.
Atingindo os seus objetivos, o READy terá um impacto transformador nas práticas educativas. Professores/as estarão mais bem preparados/as e equipados/as com ferramentas digitais avançadas, o que lhes permitirá abordar eficazmente as desvantagens de aprendizagem nas suas salas de aula. As estratégias educativas tornar-se-ão mais personalizadas, tirando partido da tecnologia de ponta para responder às necessidades únicas de cada estudante. Além disso, o projeto promove a colaboração transnacional, criando uma rede dinâmica para partilhar conhecimentos e aperfeiçoar intervenções, assegurando um esforço unificado em toda a Europa para melhorar a educação para a literacia.
Joana Batista destaca a importância deste projeto:
“Intervindo precocemente nos desafios da literacia, o READy pretende nivelar as condições de aprendizagem para as crianças em risco de ficarem para trás na sua educação. O nosso trabalho irá capacitar professores e professoras com as competências e ferramentas de que necessitam para criar ambientes de aprendizagem inclusivos.”
Para além do CIS-Iscte, os parceiros do READy incluem:
Universidade de Florença (Itália)
Universidad de Sevilla (Espanha)
Universitatea Romano Americana Asociatie (Roménia)
Istituto Comprensivo Gandhi (Itália)
Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar (Portugal)
Unión Sindical de Inspectores de Educación (Espanha)
Scoala Primara EuroEd (Roménia)
PIXEL - Associação Cultural (Itália)
O projeto READY é financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+ (Projeto número: 2024-1-IT02-KA220-SCH-000250672).
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