top of page

Combater as disparidades na literacia através do projeto Erasmus+ READy

O CIS-Iscte orgulha-se de ser parceiro do projeto Erasmus+  READy - Addressing Disparities in Reading and Writing Acquisition through Personalising Technologies: A Cognitive and Societal Perspective, liderado pela Università degli Studi di Firenze (UNIFI), Itália. Com Joana Batista como coordenadora local no CIS-Iscte, este projeto de investigação pretende intervir precocemente nas desigualdades na aprendizagem da alfabetização entre as crianças do ensino primário em toda a Europa.


© 2020 Max Fischer | Pexels
© 2020 Max Fischer | Pexels

O READy centra-se na prioridade de combater as desvantagens de aprendizagem na educação, abordando os sinais precoces de dificuldades de leitura e escrita nos dois primeiros anos do ensino básico. De acordo com Joana Batista, ao fazê-lo, "o projeto procura prevenir a progressão de dificuldades de aprendizagem e capacitar tanto os educadores como os e as estudantes com ferramentas e estratégias inovadoras”.


O projeto envolve parceiros de Espanha, Portugal, Itália e Roménia, criando uma sólida colaboração transnacional. Estas parcerias promovem a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de soluções de ponta para melhorar a aquisição da literacia.


O projeto READy tem por objetivos 1) Equipar professores/as: Formar professores/as do ensino primário para identificar fatores de risco sócio-cognitivos e utilizar ferramentas digitais eficazes para enfrentar os desafios da literacia precoce; 2) Identificar estudantes em risco: Disponibilizar uma plataforma de avaliação interactiva para detetar crianças em risco de dificuldades de aprendizagem; e 3) Capacitar estudantes: Introduzir atividades baseadas em jogos adaptadas a perfis individuais e ambientais para apoiar processos cognitivos críticos para a leitura e a escrita.


O projeto utiliza uma abordagem multifacetada para fornecer um pacote de formação para professores/as, incluindo cursos nacionais e transnacionais e workshops de intercâmbio em quatro países europeus, e o desenvolvimento de uma plataforma de avaliação interativa para avaliar os fatores determinantes das dificuldades de leitura e escrita. Além disso, a equipa do projeto pretende desenvolver um conjunto de ferramentas de intervenção baseadas em jogos e apoiadas por algoritmos de aprendizagem automática, para identificar grupos de necessidades de aprendizagem e personalizar as intervenções.


Atingindo os seus objetivos, o READy terá um impacto transformador nas práticas educativas. Professores/as estarão mais bem preparados/as e equipados/as com ferramentas digitais avançadas, o que lhes permitirá abordar eficazmente as desvantagens de aprendizagem nas suas salas de aula. As estratégias educativas tornar-se-ão mais personalizadas, tirando partido da tecnologia de ponta para responder às necessidades únicas de cada estudante. Além disso, o projeto promove a colaboração transnacional, criando uma rede dinâmica para partilhar conhecimentos e aperfeiçoar intervenções, assegurando um esforço unificado em toda a Europa para melhorar a educação para a literacia.


Joana Batista destaca a importância deste projeto:

“Intervindo precocemente nos desafios da literacia, o READy pretende nivelar as condições de aprendizagem para as crianças em risco de ficarem para trás na sua educação. O nosso trabalho irá capacitar professores e professoras com as competências e ferramentas de que necessitam para criar ambientes de aprendizagem inclusivos.”

Para além do CIS-Iscte, os parceiros do READy incluem:

  • Universidade de Florença (Itália)

  • Universidad de Sevilla (Espanha)

  • Universitatea Romano Americana Asociatie (Roménia)

  • Istituto Comprensivo Gandhi (Itália)

  • Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar (Portugal)

  • Unión Sindical de Inspectores de Educación (Espanha)

  • Scoala Primara EuroEd (Roménia)

  • PIXEL - Associação Cultural (Itália)


O projeto READY é financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+ (Projeto número: 2024-1-IT02-KA220-SCH-000250672).


21 visualizações

Comentarios


Contacto

CIS-Iscte

Centro de Investigação e Intervenção Social

Avenida das Forças Armadas, 40

1649-026 Lisboa, Portugal

Iscte-Conhecimento e Inovação, Sala B123

Telefone: +351 210 464 017 

Email: cis@iscte-iul.pt

Afiliação Institucional

Logo Iscte

Financiamento

LOGO FCT 2022 A.png

O CIS-Iscte é financiado pela FCT através do programa "Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D", com a referência UIDB/03125/2020, DOI: 10.54499/UIDB/03125/2020.

Digital_PT_4C_V_FC_RP.png
bottom of page