CIS-Iscte partilha investigação com estudantes do ensino secundário na Futurália 2025
- CIS-Iscte
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Entre os dias 26 e 29 de março de 2025, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa marcou presença na Futurália, a maior feira de oferta educativa, formação e empregabilidade do país, realizada na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) destacou-se ao promover duas atividades interativas que envolveram estudantes e demonstraram a aplicação prática da psicologia no quotidiano.

Com o intuito de aproximar a investigação da sociedade, a participação do Iscte na Futurália 2025 incluiu as suas unidades de investigação. Ao longo das tardes dos dias 27 e 28 de março, o CIS-Iscte realizou duas atividades dinâmicas para mostrar a investigação psicológica realizada no nosso centro.
Na atividade "Vamos tomar o pequeno-almoço? Como a Psicologia explica o que comemos e como comemos", jovens estudantes puderam explorar as suas decisões alimentares, pesando doses individuais de cereais de pequeno-almoço e estimando a quantidade de açúcar presente. A ideia era ilustrar como a psicologia pode ajudar na melhoria dos hábitos alimentares, promovendo escolhas mais saudáveis. A iniciativa foi dinamizada pela equipa de investigação do projeto LessSugar4Kids, financiado pela Fundação "la Caixa" (SR23-00271): Marília Prada e David Guedes, e contou ainda com a participação das estudantes Inês Dias Albuquerque e Inês Martinho Chaves, do Programa de Iniciação à Investigação em Psicologia (PIIP), do LAPSO.
Também a doutoranda Aíssa Baldé representou o CIS-Iscte dinamizando a atividade "À Descoberta do Poder Emocional da Música", onde explicou o impacto da música nas emoções. Com o apoio da estudante Mónica Sousa do PIIP, e através da apresentação de trechos de filmes, demonstrou-se como a música pode alterar ou intensificar a carga emocional de uma cena.
A participação do CIS-Iscte na Futurália 2025 reforçou o compromisso do centro em aproximar a ciência da sociedade, proporcionando aos e às jovens uma visão geral do que poderão econtrar no universo da investigação em psicologia.